top of page

4 pontos a considerar para optar por um BPO financeiro para sua clínica odontológica




O BPO financeiro é uma ferramenta eficiente para otimizar os processos internos e garantir maior assertividade nas atividades de rotinas administrativas, financeiras e contábeis. Não apenas isso, mas principalmente liberando os gestores para focar no core business.

Isso porque BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, ou seja, terceirização da gestão dos processos e rotinas financeiras. Sem dúvida, é uma estratégia que contribui de diversas formas para o crescimento do negócio, principalmente para clínicas odontológicas.

Tendo isso em vista, a Holder elaborou esse artigo para destacar os 4 pontos essenciais a serem considerados para terceirizar as rotinas da sua clínica odontológica. Veja a seguir:



1 - Tempo gasto na execução das atividades rotineiras

Todos sabem que as atividades das rotinas financeiras e administrativas ocupam grande parte do tempo dos gestores. Principalmente, por necessitarem de grande atenção e exatidão das informações para manterem um controle eficiente do negócio.

No entanto, apesar da grande importância dessas atividades, um gestor não pode gastar mais do que 5% do seu tempo com essas rotinas. Principalmente, tendo em vista a gestão das clínicas odontológicas, que exige muito mais tempo do gestor no seu core business.

Ou seja, além de gerenciar o negócio, tomar decisões estratégicas e promover o crescimento da clínica, o gestor também exerce a profissão e necessita de mais tempo para realizá-la com eficiência.

Por isso, o BPO financeiro é uma solução estratégica tanto para otimizar os processos internos e assegurar alta produtividade, quanto para liberar o gestor para a atividade principal do negócio.



2 - Controle do fluxo de caixa do seu negócio

O monitoramento do fluxo de caixa é uma atividade essencial para garantir a saúde financeira do negócio. Isso porque o monitoramento do fluxo de caixa permite avaliar a capacidade de pagamento das obrigações.

Além de ser valiosa para a tomada de decisão ao oferecer informações confiáveis para avaliar investimentos e endividamentos de curto, médio e longo prazos. Como também avaliar os efeitos que a inadimplência acarreta para o fluxo de uma clínica odontológica.

Por isso, o BPO financeiro oferece uma visão estratégica do negócio com base no acompanhamento do fluxo de caixa. Sem dúvida, uma visão diferenciada dos gestores da empresa permite um melhor aproveitamento de oportunidades para alavancar o negócio.



3 - Planejamento financeiro do negócio ineficiente

O planejamento é um ponto essencial para assegurar uma trajetória de sucesso para uma clínica odontológica. Contudo, muitas clínicas ainda não usam essa ferramenta e acabam tomando decisões sem contar com informações confiáveis.

Além disso, é inviável planejar a expansão do negócio sem conhecer a situação atual e a capacidade financeira no longo prazo. De fato, a gestão acaba ficando presa nas atividades rotineiras e não promove o crescimento da clínica odontológica.

Com o BPO financeiro, a clínica passa a contar com uma estratégia baseada em índices de mercado e previsão de cenários. Além disso, os processos são otimizados com alta produtividade, gerando resultados positivos para o negócio.



4 - Custos trabalhistas e tamanho da equipe

Normalmente, as clínicas odontológicas necessitam de alguns funcionários para realizar as atividades rotineiras financeiras, administrativas e contábeis. Sem dúvida, isso gera altos custos trabalhistas, assim como é difícil manter uma equipe de alto desempenho.

Por isso, o BPO financeiro é uma forma inteligente de reduzir esses custos e otimizar os processos internos com elevados ganhos de produtividade. Isso porque a clínica odontológica passa a contar com profissionais especializados e expertise nas atividades financeiras.




Se você quer ter todos esses benefícios e manter a gestão da sua clínica odontológica em dia, precisa contar com uma equipe especializada nisso.

Conte com a assessoria especializada da Holder, entre em contato conosco!


bottom of page