top of page

6 tendências de comunicação e marketing para empresas em 2024

Dentre as tendências indicadas estão a comunicação humanizada e a automação de marketing com personalização.



O avanço da transformação digital e o dinamismo da tecnologia tornam o mercado cada dia mais competitivo. Por esse motivo, as empresas e profissionais de comunicação precisam manter-se atualizados sobre cada ferramenta que surge, para que possam adaptar-se às mudanças do mercado e responder às expectativas do seu público-alvo.


Afinal, a implementação de novas tendências de comunicação e marketing, ou até mesmo a evolução daquelas já existentes, permite acelerar campanhas de comunicação e alcançar metas corporativas com os recursos adequados e da maneira certa.


A necessidade de investimento em estratégias de comunicação corporativa vem se destacando a cada ano. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o orçamento para iniciativas comunicacionais já ultrapassa R$ 30 bilhões por ano.


O marketing digital para empresas, aliás, tem aparecido no topo das intenções de investimento de marcas que desejam se destacar no mercado. No entanto, apenas investir não é o suficiente, é preciso saber onde e em quais ferramentas valem a pena dedicar parte dos investimentos.


A Vianews, agência de comunicação integrada para a América Latina, listou algumas das principais tendências de comunicação e marketing para 2024, que prometem influenciar de maneira significativa as estratégias de comunicação corporativa.


Inteligência Artificial

Não é surpresa que a IA esteja na lista das tendências em Comunicação e Marketing para 2024. Aliás, é praticamente impossível encontrar uma área onde ela não esteja nos dias de hoje.


O relatório da GlobalData, empresa de análise de dados, afirma que o Brasil está entre os mercados onde a Inteligência Artificial cresce mais rápido, com uma impressionante taxa de 100% ao ano.


Em um mundo onde oferecer aos clientes experiências mais relevantes, atraentes e personalizadas são cada vez mais necessárias, a Inteligência Artificial é uma ferramenta indispensável às marcas que desejam entregar produtos e serviços mais conectados ao comportamento de consumo do público.


Campanhas de Marketing, geração de insights e ajuda na tomada de decisões são apenas algumas das aplicações que a IA pode atuar, mas a produção de conteúdo talvez seja a área onde mais será influenciada, considerando o surgimento de ferramentas como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google, que utilizam IA Generativa.


Embora essas soluções ofereçam ganhos enormes em termos de agilidade na hora de escrever, a revisão humana é fundamental para que conteúdos tenham coesão, uso responsável de fontes de informação, além de alinhamento às diretrizes de comunicação empresarial.


O conselho vale para o uso de qualquer tecnologia, mas torna-se especialmente necessário para quem usa ou pretende usar a IA Generativa: a responsabilidade no uso dessa ferramenta irá determinar a maneira como uma empresa poderá ser vista no mercado.


Automação de Marketing com personalização

É impossível pensar em campanhas de Comunicação e Marketing Digital nos dias de hoje sem as poderosas ferramentas de automação, que auxiliam não apenas a escalar iniciativas, como personalizar mensagens.


Entregar conteúdos segmentados ajuda a melhorar a eficiência dos seus esforços em Marketing Digital para empresas, além de gerar outras vantagens, como:‍


Melhorias no ROI – a personalização permite uma comunicação mais precisa, abrindo possibilidades para vendas cruzadas ou upselling, gerando maior retorno de receita;‍


Coleta de dados – estratégias pautadas em informações, como interesses, comportamento e histórico de compras são essenciais para uma comunicação orientada por dados;‍


Melhor taxa de conversão – mensagens que atendam às necessidades específicas do cliente são mais propensas a gerar maiores taxas de abertura e conversão;‍


Maior taxa de retenção – construir um relacionamento forte com seu público torna ele mais propenso a retornar e a permanecer leal à sua marca;


Redução de erros – automatizar campanhas minimiza erros humanos e permite que mensagens sejam enviadas no momento certo, evitando horários inadequados.


‍Chatbots também são uma boa opção de ferramenta que auxilia na automação, personalizando interações inteligentes ao fornecer suporte instantâneo, por exemplo.


Comunicação humanizada

Apesar das ferramentas tecnológicas serem grandes ajudantes, o lado humano não pode ser ignorado. Afinal quanto mais personalizada for a mensagem, maior a capacidade de impactar positivamente seus receptores.


O novo perfil do consumidor – mais exigente, com maior acesso à informação e mais autonomia – mudou completamente as regras do jogo empresarial. Por isso, campanhas de Comunicação e Marketing mais espontâneas, autorais e criativas são maneiras de criar forte conexão com seus públicos e parceiros.


A humanização é uma das tendências que devem estar no radar das empresas para que as interações com seus clientes estabeleçam conexões genuínas, removendo o aspecto artificial da equação.


Dados

Considerados o "novo petróleo", dados são importantes em quaisquer estratégias de Marketing, sejam elas de conteúdo, conversacional ou de influência. Uma Comunicação data-driven ajuda a criar relações verdadeiras, encontrar clientes ou ainda aprender com os resultados.


Análises preditivas, alimentadas por dados, colaboram para prever comportamentos futuros e ajudam a criar campanhas de Marketing Digital mais assertivas para as empresas a fim de divulgarem seus produtos e serviços.


No entanto, marcas precisam garantir que a coleta, o uso e o armazenamento de dados sigam uma política de privacidade que esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e proporcione o tratamento responsável e ético das informações.


Redes Sociais

A produção de conteúdo para as redes sociais dificilmente deixará de ser uma das principais tendências em Comunicação e Marketing, pois essas plataformas têm um alcance muito grande para promover e impulsionar marcas junto ao público.


Além das possibilidades de interação, as redes sociais proporcionam um ambiente ideal para engajamento e ações de consciência de marca, aumentando sua visibilidade. A autenticidade segue sendo um dos principais fatores para quem deseja se destacar: conteúdos centrados em pessoas costumam ter maior atenção dedicada pelo público.


Usar as plataformas para vender produtos e serviços, prática também conhecida como "'Social Commerce", é outra grande vantagem - pesquisa da Opinion Box mostra que 74% dos consumidores usam as redes sociais para fazer compras. Aproveitar a proximidade com eles é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para fazer negócio.


Marketing Ágil

O fator tempo é crucial para o sucesso de uma campanha de Comunicação e Marketing Digital. Marcas famosas têm mostrado grande habilidade em aproveitar acontecimentos recentes como gancho para suas ações comunicacionais.


O Marketing Ágil consiste em usar períodos curtos para executar campanhas. A vantagem dessa abordagem é ter maior manobra de tempo para rever ou alterar pontos importantes em projetos, caso alguma mudança relevante aconteça no mercado.


Colaboração é a palavra de ordem nesta metodologia, pois será necessário que todos os departamentos envolvidos ajam com maior sinergia para que as estratégias desenhadas aconteçam dentro do cronograma de ações.


Fonte: Vianews

Comments


bottom of page