top of page

8 livros para ler antes de começar a investir

Confira livros sobre investimentos indicados por especialistas.



O conhecimento é essencial para obter uma vida financeira saudável. Por isso, antes de começar a investir, é ideal se aprofundar no assunto.


Especialistas da NuInvest elencaram oito livros para que você possa aprimorar os seus conhecimentos em investimentos. Confira.


Livros sobre investimentos para iniciantes

Se você já organizou suas finanças e agora deseja começar a investir, é importante antes de tudo construir uma base sólida, especialmente antes de se aventurar em investimentos de alto risco, como a Bolsa de Valores.


É fundamental garantir a criação de uma reserva de emergência e aprender sobre investimentos mais conservadores, como os de renda fixa.


Confira algumas opções de livros sobre investimentos que podem ajudar você a dar os primeiros passos:


"Ganhar mais, gastar menos, investir" – Denise Damiani com Cynthia Almeida

Ao longo de sua carreira como sócia em grandes consultorias, Denise Damiani percebeu, na prática, diferenças comportamentais entre homens e mulheres quando se trata de crescimento profissional. Por muitos anos, ela entrevistou mulheres e estudou o impacto desse comportamento em suas finanças.


Este livro é o resultado de seus estudos e oferece estratégias sobre como as mulheres podem aumentar seus ganhos, reduzir seus gastos e investir.


"Os segredos da mente milionária" – T. Harv Eker

Para aqueles que desejam aprender com os clássicos, este livro sobre investimentos é uma excelente escolha. De acordo com Ângela Tosatto, educadora financeira e analista de investimentos da NuInvest, essa obra desafia paradigmas e apresenta conceitos valiosos para quem está começando a investir.


"Aprendemos a maioria desses paradigmas na infância, sob a influência da família. Por isso, crescemos com muitas crenças arraigadas. Este livro mostra, com dicas práticas, como nossa relação com o dinheiro pode mudar", afirma.


"Bora enriquecer" – Júlia Mendonça

A consultora financeira revela os primeiros passos no mundo dos investimentos para aqueles que têm a meta de investir. Além de ensinar como fazer um planejamento financeiro simples, ela detalha os tipos de investimentos em renda fixa e em quais estratégias eles são mais indicados.


Ela aborda desde investimentos básicos, como Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Tesouro Direto e Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio, até investimentos de renda variável, como ações, fundos imobiliários e criptomoedas. Ela também orienta como montar uma carteira de investimentos para iniciantes.


Livros sobre investimentos para ingressar na Bolsa de Valores

Para aqueles que já têm a reserva de emergência e uma carteira de investimentos de renda fixa, e desejam assumir riscos maiores ao investir na Bolsa de Valores, existem também livros sobre investimentos que podem ajudar, mesmo que você não seja um expert no assunto. Confira a lista:


"Faça fortuna com ações antes que seja tarde" – Décio Bazin

Apesar de o título sugerir que o livro apresentará uma "fórmula mágica" para enriquecer com ações, você logo perceberá que não é bem assim. Investir em ações envolve riscos - é possível ganhar dinheiro, mas também é possível perder. Para quem está começando, a melhor estratégia é evitar promessas de lucro fácil e rápido.


Décio Bazin foi jornalista econômico e investidor. No livro, ele fornece as bases para investir em ações. "Embora seja um livro publicado há algum tempo, sua linguagem é simples e direta. Além disso, o autor consegue transmitir muito bem a importância de investir a longo prazo", afirma o analista da NuInvest, Murilo Breder.


"Os axiomas de Zurique" – Max Gunther

Apesar do título complexo, o analista técnico da NuInvest, Hugo Carone, garante que este livro sobre investimentos não é complicado nem entediante. A palavra "axioma" significa "verdade inquestionável". O mercado financeiro está repleto dessas verdades que, muitas vezes, acabam sendo esquecidas.


"Sabemos que não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro, mas existem alguns pontos a serem evitados. Este livro apresenta alguns axiomas que deveriam ser seguidos e que ajudam na busca pela riqueza. Sua leitura é bastante simples, objetiva e direta", afirma Carone.


"Filosofias de Investimento" – Aswath Damodaran

Neste livro, o professor de finanças da Universidade de Nova York apresenta e explica as principais filosofias de investimento existentes no mercado financeiro, que são utilizadas por grandes investidores - desde estratégias focadas em valor e crescimento até análise técnica.


Damodaran promete explicar essas estratégias de forma simples e também demonstra como alguns investidores as aplicaram.


"O investidor inteligente" – Benjamin Graham

Para José Castro, analista da NuInvest, este é um livro que deveria estar na estante de qualquer pessoa que deseja investir na Bolsa de Valores. Graham é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos e já foi professor de Warren Buffett, o famoso investidor norte-americano.


"O livro detalha a metodologia que Warren Buffett segue para investir em boas empresas", afirma Castro. Se você deseja entender melhor o funcionamento do mercado de ações e, principalmente, como os grandes investidores atuam, este livro é uma verdadeira aula.


"O jeito Warren Buffett de investir" – Robert G. Hagstrom

Os segredos do maior investidor do mundo não poderiam ficar de fora desta lista de livros sobre investimentos. Esta obra oferece uma visão completa de Warren Buffett e suas técnicas para alcançar tanto sucesso, incluindo os 12 princípios fundamentais que orientam suas decisões de investimento.


Para quem está começando, Buffett oferece um conselho valioso: "Investir em si mesmo o máximo que puder. Você é o seu maior patrimônio", afirma ele.

bottom of page