Sem papel, sustentável e consultiva 2  (1).gif

A importância de contar com uma contabilidade de qualidade.

Certamente, para o sucesso de uma empresa é preciso contar com uma contabilidade de qualidade. Isso porque a complexidade do mundo dos negócios exige ações assertivas e respaldadas na legislação que norteia as práticas empresariais.


Pensando nisso, a Holder preparou esse artigo para esclarecer como uma contabilidade eficiente é um fator determinante para manter a saúde financeira da empresa. Assim como oferece informações confiáveis para a tomada de decisão assertiva.



Por que a contabilidade é indispensável para a maioria das empresas?

Para começar, contar com uma contabilidade de qualidade faz parte das exigências legais para qualquer empresa legalmente registrada. Conforme o Código Civil, artigo 1179, a empresa é obrigada a adotar um sistema de contabilidade.


O que significa manter a escrituração uniforme de seus livros e elaborar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. Além disso, o parágrafo 2º, do artigo 1184, dispõe que devem ser assinados por técnico em Ciências Contábeis, legalmente habilitado.


Assim, os serviços de contabilidade são indispensáveis para a elaboração da movimentação patrimonial e financeira da empresa. De fato, existe uma exceção para essa obrigação fixada por lei, que é para os Microempreendedores Individuais (MEI).


Isso porque o recolhimento dos impostos é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que tem um valor fixo mensalmente. Por isso, o MEI é dispensado de ter escrituração contábil ou patrimonial e da obrigação de ter um contador.

Contudo, mesmo sendo dispensado dessa obrigatoriedade, é interessante contar com uma assessoria contábil para assegurar o crescimento dos negócios com assertividade.


O que a empresa ganha ao contar com uma contabilidade de qualidade?


Certamente, ao contar com uma contabilidade de qualidade, a empresa ganha muitas vantagens e benefícios, que alavancam o negócio e melhoram os resultados.

Veja a seguir os principais ganhos de uma empresa com uma contabilidade assertiva:


1.º - Conformidade legal para atender as exigências dos órgãos competentes, bem como o cumprimento das obrigações nos prazos de vencimento;


2.º - Otimização da gestão financeira a partir da eficiência das rotinas contábeis e dos controles financeiros implementados, como o monitoramento do fluxo de caixa;


3.º - Redução dos impostos com base em um planejamento tributário e o aproveitamento dos incentivos fiscais relacionados ao negócio;


4.º - Informações assertivas e confiáveis para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores, oferecendo uma visão estratégica de longo prazo;


5.º - Indicadores de desempenho (KPIs) para monitorar os resultados operacionais, bem como identificar variações que necessitam de uma solução assertiva;


6.º - Gestão do negócio de forma transparente e bem estruturada, melhorando a imagem da empresa diante dos clientes e fornecedores;


7.º - Facilita o processo de automatização das tarefas, visto que estão organizadas e estruturadas de acordo com a legislação vigente.


Portanto, contar com uma contabilidade de qualidade é essencial para assegurar a rentabilidade da empresa e tornar os processos internos mais eficientes. Isso sem falar na conformidade legal que a empresa passa a ter, evitando problemas com a fiscalização.


Além disso, saiba que temos profissionais especializados e com expertise no assunto. Por isso, conte com a assessoria especializada da Holder, entre em contato conosco!


Sem papel, sustentável e consultiva.gif