top of page

Certificados digitais atingem maior número de emissões em 21 anos

Ao todo, foram 728 mil novos certificados digitais emitidos no país.


Pexels

Com mais de 728 mil novos certificados digitais, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) bateu todos os recordes mensais de emissões de certificados digitais da sua história.


O maior número de emissões, até então, foi registrado no mês de agosto de 2021, quando o Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) havia contabilizado 705.226 mil novos certificados digitais naquele mês.


Até o momento, já são 10.699.776 certificados ativos, sendo 3.528.235 emitidos só neste ano de 2022.


Confira os números de emissões e da estrutura da ICP-Brasil no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.


Certificados digitais


A Certificação Digital é a tecnologia que, por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às informações eletrônicas. Trata-se de um documento digital utilizado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual.


Desde 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24 de agosto de 2001, ele já faz parte do dia a dia de pessoas e empresas. Mas muitos ainda não conhecem todas as utilidades e benefícios dessa tecnologia.


A MP 2.200-2 é a norma responsável por regularizar e validar os contratos digitais no Brasil, além de distinguir a assinatura digital das outras ações eletrônicas.


Fonte: Portal Contábeis

bottom of page