Nos últimos tempos, o BPO Financeiro é uma ferramenta indispensável para as empresas, pois a competitividade de mercado é cada vez mais acirrada e exige soluções assertivas. De fato, contratar este serviço é uma necessidade para uma gestão financeira eficiente.
Tendo isso em vista, a Holder preparou esse artigo esclarecendo sobre os sinais que indicam a necessidade da empresa de contratar este serviço.

Quando uma empresa precisa contratar um BPO Financeiro?
Para saber se a sua empresa precisa de BPO Financeiro é necessário observar com atenção diversos aspectos do seu negócio. Pois, dependendo da forma que as operações estão sendo realizadas indicam com clareza a necessidade de mudanças.
Os principais pontos a serem analisados para entender a necessidade de contratar serviços especializados para a gestão financeira do negócio são:
1.º - Falta de um planejamento ou ineficiência do já existente
Esse é um dos pontos mais visíveis para evidenciar que a gestão financeira não está sendo eficiente, como deveria ser. Isso porque a ausência de planejamento implica na falta de metas realistas, baseadas em dados confiáveis e reais.
Como também implica na falta de perspectivas para o crescimento do negócio, impedindo o encaminhamento adequado de investimentos e expansão das atividades produtivas.
2.º - Rotinas financeiras ineficientes e com erros frequentes
Certamente, a frequência de erros nos registros das movimentações operacionais do negócio indicam que a empresa está com problemas de gestão do negócio. Além disso, a falta de informações confiáveis e reais sobre o negócio dificultam a tomada de decisão.
Provavelmente, isso pode estar causando o pagamento de multas e outras penalidades por atrasos com os compromissos, além de impedir o cumprimento das obrigações legais. Isso sem falar na morosidade dos processos por falta de procedimentos adequados.
3.º - Falta de indicadores de desempenho financeiro
Os indicadores de desempenho financeiro (KPIs) são de grande importância para indicar se os resultados das atividades operacionais estão de acordo com o esperado. Mas, se a empresa não adota essas ferramentas, não tem como avaliar se obtém o retorno esperado.
Isso porque a sua empresa pode estar operando no vermelho e com custos acima do previsto, mas não tem meios para identificar esses dados. Por isso, o negócio não cresce e muitas vezes tende a perder clientes para a concorrência.
O que o BPO Financeiro pode fazer pela sua empresa?
Saiba que a maneira mais fácil de entender o que o BPO Financeiro pode fazer pela sua empresa, é conhecer os serviços especializados que podem ser contratados. Veja a seguir:
1.º - Desenvolver a gestão do Fluxo de Caixa, otimizando o monitoramento das movimentações financeiras, além de analisar a capacidade de pagamento e a necessidade de capital de giro;
2.º - Implementar uma gestão das contas a pagar e a receber de forma eficiente, englobando a emissão de boletos, notas fiscais e aviso sobre atrasos de pagamentos;
3.º - Gerenciar o recolhimento dos impostos e programação de pagamento nos prazos, bem como constatar a assertividade desses pagamentos;
4.º - Desenvolver a conciliação bancária, conferindo se o saldo bancário bate com o saldo real em caixa;
5.º - Realizar a gestão dos documentos fiscais, assegurando os registros corretos e um armazenamento adequado, conforme as demandas da empresa;
6.º - Desenvolver a análise de crédito, tendo em vista a liquidez e a capacidade de pagamento dos clientes que compram a prazo;
7.º - Adotar as ferramentas de KPIs, indicadores de desempenho financeiro, objetivando ter métricas eficientes para analisar a performance financeira do negócio.
Portanto, depois de analisar os principais aspectos que indicam a necessidade de contratar um BPO Financeiro, fica fácil tomar uma decisão assertiva para otimizar os resultados e garantir a saúde financeira do negócio.
Além disso, saiba que temos profissionais especializados e com expertise no assunto. Por isso, conte com a assessoria especializada da Holder, entre em contato conosco!