
Nos últimos tempos, a necessidade da contabilidade para as empresas, de qualquer porte e setor, é indiscutível. Visto que para manter a saúde financeira do negócio é preciso estar em dia com as obrigações tributárias e ter uma gestão financeira assertiva.
Pensando nisso, a Holder escreveu esse artigo com o intuito de mostrar como a contabilidade é uma ferramenta essencial para o sucesso dos profissionais dentistas.
Por que a contabilidade é indispensável para os dentistas?
Certamente, o sucesso de um negócio depende de vários fatores, que atuando em conjunto garantem a saúde financeira de um empreendimento. Desse modo, além da eficiência na prestação de serviços odontológicos, é necessário ter eficiência na gestão do negócio.
Desse modo, é a que a contabilidade é uma ferramenta imprescindível para dentistas, pois é responsável por assegurar o funcionamento do consultório na lei. Além de garantir o recolhimento dos impostos e cumprimento de todas as obrigações legais.
Para ter uma ideia mais clara da importância da contabilidade, veja a seguir as principais vantagens em contratar serviços contábeis para os dentistas:
1.ª - Libera o tempo do dentista para se dedicar a sua especialidade. Isso porque a contabilidade cuida da gestão financeira, das questões tributárias e outros serviços complementares;
2.º - Desenvolver um controle do fluxo de caixa eficiente, com identificação das movimentações financeiras de entrada e saída de recursos. Desse modo, permite que o dentista saiba onde os recursos estão sendo gastos e a avalie a sua necessidade;
3.º - Apresenta indicadores de desempenho (KPIs) com base nos resultados financeiros obtidos, permitindo que o dentista tenha informações confiáveis para analisar o seu negócio e projetar as estratégias para o futuro;
4.º - Oferece informações em tempo real para a precificação dos serviços odontológicos, tendo por base os custos dos diferentes insumos utilizados e as despesas operacionais;
5.º - Auxiliar para manter a separação entre as despesas do exercício da profissão e os gastos pessoais, otimizando o controle financeiro e a rentabilidade do negócio.
Como a contabilidade ajuda o dentista a economizar com impostos?
Com toda a certeza, este é um dos pontos essenciais da contabilidade como uma ferramenta indispensável para os dentistas. De fato, cabe à contabilidade definir o regime tributário mais adequado por meio de uma análise criteriosa da situação fiscal do negócio.
O que é de fundamental importância para a saúde financeira da empresa, pois com o regime adequado é possível reduzir a carga tributária. Sem dúvida, é uma maneira legal de economizar com o recolhimento de impostos.
Além disso, existem todas as obrigações fiscais e acessórias, que devem ser realizadas e enviadas para a Receita Federal em prazos estipulados. Se acaso, estes procedimentos não forem realizados, o dentista terá de arcar com multas e outras penalidades.
Além das obrigações trabalhistas, principalmente em relação à folha de pagamento e a regularidade dos registros dos colaboradores. De fato, é com a folha de pagamento que o dentista comprova que foi feito o recolhimento de impostos e do INSS.
Como também do pagamento dos salários, das verbas trabalhistas e de eventuais benefícios. Desse modo, qualquer irregularidade nessas obrigações gera o pagamento de multas e juros, além de outras complicações.
Contando com os serviços contábeis, o dentista não precisa se preocupar com nenhuma dessas obrigações, pois a contabilidade cuida de tudo isso com eficiência.
Se quiser mais informações sobre o assunto, saiba que temos profissionais especializados e com expertise na área, conte com a assessoria Holder!