Sem papel, sustentável e consultiva 2  (1).gif

Gov.br: número de usuários já atinge 80% da população

Em três anos, o Gov.br já atingiu 130 milhões de usuários, o que corresponde a 80% da população com mais de 18 anos.


Pexels

O Gov.br atingiu 130 milhões de usuários, o equivalente a 80% da população acima de 18 anos no país, de acordo com o governo federal.


A plataforma, que é o meio de comunicação entre cidadãos e governo, já reúne 4.900 serviços, como as Carteiras Digitais de Trânsito e de Trabalho, Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além do Valores a Receber, do Banco Central, entre tantos outros.


Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, o Gov.br combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando a melhoria estrutural da administração pública.


“Saímos praticamente do zero, quando assumimos esta gestão, para 130 milhões de pessoas cadastradas no Gov.br. É um aumento de mais de 70 vezes nestes três anos e um avanço reconhecido por organismos internacionais, como o Banco Mundial, que identificou o Brasil como o líder em governo digital nas Américas e entre os países com mais de 100 milhões de habitantes”, ressalta.


Serviços do governo digitalizados


Efeito desse avanço ao longo dos últimos anos foi a popularização do acesso a serviços digitais. Atualmente, 75% dos serviços do governo estão digitalizados.


A plataforma GOV.BR foi se aperfeiçoando ainda mais e, este ano, teve a inserção de diferentes perfis de usuários: empreendedor, motorista, trabalhador e o mais novo perfil de estudante.


Ao ingressar nesses perfis, o usuário encontra um rol de serviços listados. É uma forma lógica e intuitiva de acesso aos serviços de maior interesse.


Hoje, 40 milhões dos usuários do Gov.br já têm nível prata ou ouro no acesso, o que possibilita a utilização de serviços que exigem maior segurança, inclusive contra fraudes - é o caso do acesso ao e-CAC da Receita Federal e do Valores a Receber.


Fonte: Portal Contábeis com informações do Governo Federal

Sem papel, sustentável e consultiva.gif