top of page

MercadoCoin: lançamento de moeda digital no Brasil servirá como cashback

Iniciativa do Mercado Livre vem em meio ao acirramento da competição do varejo online brasileiro.

Pexels

O Mercado Livre anunciou na última quinta-feira (18) a criação de uma criptomoeda chamada MercadoCoin que será instalada como parte de um programa de fidelidade de clientes da maior empresa de comércio eletrônico da América Latina.


A empresa informou que os cliente ganharão “MercadoCoins” como cashback, dinheiro de volta, ao comprarem produtos na plataforma.


Os consumidores poderão usar a moeda digital, que segue o padrão de token ERC-20, para monitoramento das transações, da ethereum, para novas compras no Mercado Livre, com opção de pagar apenas uma parte em MercadoCoins.


Os clientes Mercado Pago, unidade de serviços financeiros da empresa, também poderão negociar a criptomoeda ou adquirir mais unidades em mercado.


O líder do Mercado Livre no país, Fernando Yunes, afirma que quem comprou um produto e recebeu MercadoCoins, na sua próxima compra, no pagamento, pode pagar com todas as modalidades e uma delas é usando a criptomoeda.


A moeda digital está disponível desde quinta-feira (18) para 500 mil usuários no Brasil e deve chegar a toda a base de clientes da companhia no país até o final de agosto, disse Yunes.


A medida deve ser expandida para outros países da América Latina, mas ainda não há um cronograma.


De acordo com Yunes, o time de negócios da empresa definirá quais serão os produtos cujas compras gerarão MercadoCoins e a relação entre quantas moedas o cliente ganhará em cada pagamento.


"O time de negócios vai decidir o quanto de MercadoCoin a gente quer colocar, para quais categorias (de produtos) e o percentual do valor do produto", disse ele, acrescentando que é a mesma dinâmica que ocorre nas campanhas comerciais.


Para os vendedores no Mercado Livre, nada muda, já que não receberão o pagamento em MercadoCoin, mas em moeda local por meio de conversão.


Olhando as oportunidades


A iniciativa se deu em meio ao acirramento da competição no varejo online brasileiro, diante do impacto de questões macroeconômicas como taxa de juros e inflação, e desaceleração após o boom de vendas impulsionado pela pandemia.


"Estamos olhando para o longo prazo, nas oportunidades, não estamos pensando nas oscilações de curto prazo", disse o líder do Mercado Livre no país.


A companhia informou que a moeda tem um valor inicial equivalente a US$ 0,10, e sua cotação vai variar de acordo com a oferta e demanda de mercado, não tendo lastro.


Mesmo que inicialmente a negociação da MercadoCoin só esteja disponível no Mercado Pago, uma das ideias é ampliar para plataformas externas no futuro, segundo os executivos da companhia, que também não deram detalhes de quando isso pode ocorrer.


Atualmente, o Mercado Pago oferece a compra e venda de bitcoin, USDP e ethereum.


Os investimentos na criação da moeda, cujo desenvolvimento demorou 18 meses, e a estimativa de em quanto ela pode levantar os resultados do Mercado Livre não foram divulgados pelos executivos.


Fonte: Portal Contábeis com informações da Folha de S. Paulo

bottom of page