Usuários devem ter contas prata ou ouro para acessar serviços digitais do Governo Federal.

Com as novas exigências para acessar serviços digitais do Portal Gov.br, os usuários passaram a completar os seus cadastros para ter contas nível prata ou ouro.
O número de usuários que cadastraram a biometria ou vincularam o interbanking à plataforma passou de 10 milhões, há 12 meses, para os atuais 26,8 milhões.
Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, as assinaturas com nível de segurança ouro passaram de 4,5 milhões em fevereiro de 2021 para 15 milhões até o fim de fevereiro de 2022.
Já no nível prata, passaram de 5,5 milhões para 11,8 milhões no mesmo período. O número de contas no nível bronze subiu de 72,9 milhões para 99,2 milhões.
Contas Gov.br
A identidade digital nível prata se refere àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma.
A identidade digital nível ouro requer biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br.
A assinatura bronze é basicamente um cadastro de login e senha na ferramenta de acesso a serviços públicos online.
O crescimento acompanha a ampliação das exigências de identificação em diferentes serviços públicos federais, como a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação; a consulta do Abono Salarial, do Ministério do Trabalho e Previdência; o acesso ao Sistema Valores a Receber, do Banco Central e a declaração on-line do Imposto de Renda.
O número tende a crescer ainda mais, especialmente agora que a Receita Federal também está gradualmente ampliando o uso das assinaturas avançadas.
Desde a última semana de fevereiro é preciso ter assinatura prata ou ouro para acesso ao Centro Virtual de Atendimento da Receita, o e-CAC.
E a partir do dia 15 de março também será exigida alguma das assinaturas avançadas para acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.
Gov.br
Segundo a Secretaria de Governo Digital, a plataforma Gov.br conta com 126 milhões de usuários cadastrados, com acesso também crescente. O último dado disponível, sobre fevereiro deste 2022, mostra que houve 245 milhões de acessos à plataforma, sendo 17 milhões pelo aplicativo Gov.br.
Fonte: Portal Contábeis