top of page

O que é Holding?

Uma holding poderá ter conjunturas de proteção sucessória e ou simplesmente de administração.


PxHere

Holding tem origem da palavra inglês to hold que significa Controlar e Guardar, aqui já começamos a identificar o seu verdadeiro propósito.


Ela é um tipo de organização societária diferenciada, na qual uma companhia exerce poder e influência sobre outras, resumidamente é um empreendimento controlando outros pelo fato de deter ações da mesma, mas em muitos casos a participação pode ou não ser significativa.


Ela também pode ser apenas para investimento ou a tal famosa blindagem patrimonial.


Holding possui diversas classificações, tais como:


Holding pura


Ela não é feita para exercer a atividade empresarial e/ou comercial, tem por objetivo participar do capital de outras sociedades, portanto como desenvolve atividade a receita dela será composta exclusivamente pelos juros de capital próprio e pela distribuição de lucros pagos pelas sociedades na qual participa.


Holding mista


Diferente da holding pura, a mista participa do capital de outras sociedades, mas também exerce atividades comerciais e empresarial.


Holding familiar


Ela pode ser holding pura ou mista, administração, organização ou patrimonial, sendo indiferente. Sua característica é servir de planejamento desenvolvido pelos seus membros.


Por exemplo preparar a herança dos sucessores de um determinado indivíduo, sendo o proprietário de bens agindo na transferência destes e também de direitos para a holding.


É uma forma de impedir o ingresso de terceiros estranhos ao quadro societário, mantendo os membros da família como sócios.


Holding imobiliária


Sociedade com objetivo específico e ser proprietária de imóveis e para gerir os recebimentos locativos destes.


Holding patrimonial


Objetivo de ser proprietária de um determinado patrimônio próprio, com objetivo a diminuição de impostos praticados por meio de elisão fiscal, também protegerá o patrimônio.


Holding de controle


Objetivo dela é controlar outras sociedades a partir da participação societária.


Holding de participação


Também é uma sociedade de participação, mas nesse caso minoritária, sendo o controle administrador por outros.


Holding de administração


É uma sociedade organizada para centralizar a administração de outras sociedades. Constituída para facilitar a tomada de decisões, com uma administração profissional.


Fonte: Portal Contábeis

bottom of page