top of page

Pix Automático: nova funcionalidade é adiada para outubro de 2024 pelo Banco Central

Novidade pretende ser uma opção ao débito automático.



Com previsão inicial de lançamento em abril de 2024, agora os brasileiros deverão aguardar mais um pouco para colocar as mãos na mais nova funcionalidade do Pix, nomeado de “Pix Automático”, que foi adiada nesta semana pelo Banco Central (BC).


A autarquia anunciou que o Pix Automático deve ser lançado apenas em outubro do próximo ano – daqui 12 meses – devido à complexidade da modalidade.


"Por conta da complexidade do produto, do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais do BC", afirmou o BC em nota justificando o motivo do atraso.


O Pix Automático quer possibilitar pagamentos recorrentes dos seus usuários, mediante autorização prévia, funcionando quase como um débito automático, função já conhecida e usada em vários tipos de cobranças recorrentes.


A ferramenta pretende automatizar a princípio o acerto de contas de energia elétrica, planos de saúde e taxas de condomínio.


A ideia é expandir suas possibilidades após o lançamento, aprimorando o Pix Automático para incluir a portabilidade de cobranças recorrentes de outros bancos.

Kommentare


bottom of page