top of page

Planejamento para abertura de empresa: o que é necessário e como montar um projeto para sua clínica





O planejamento para abertura de empresa é o ponto-chave para fazer o negócio dar certo. Saiba que um estudo do Sebrae identificou que a falta de um planejamento é a maior causa para o fracasso de um negócio com pouco tempo de atividade.


Tendo isso em vista, a Holder elaborou este artigo para explicar como montar um projeto para abertura de uma empresa, principalmente, uma clínica odontológica.


Por que é importante montar um bom planejamento para abertura de empresa?


Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), identificou que a falta de um planejamento prévio é a maior causa do fracasso de um negócio. De fato, 55% dos 2008 empreendedores pesquisados não elaboraram esse plano.


Certamente, sem um planejamento prévio não é possível avaliar com mais precisão a viabilidade para a abertura de uma empresa. Principalmente, analisar e dimensionar os seguintes aspectos:

  • Características do mercado;

  • Demanda em potencial de clientes da localidade;

  • Definição do público-alvo;

  • Necessidade de capital para os investimentos iniciais;

  • Desenvolvimento de estratégias para gestão do negócio;

  • Avaliação de diferentes cenários com base na situação econômica do país.


Além desses aspectos, o planejamento para abertura de empresa deve contemplar também os aspectos relacionados com o formato jurídico e regime tributário. Pois, são pontos com uma influência decisiva para a sobrevivência do negócio nos anos iniciais.


Isso sem falar nos pontos voltados para a gestão estratégica em constituição. Sem dúvida, muitos empreendedores começam com a atenção voltada exclusivamente para a atividade a ser exercida. Por isso, acabam esquecendo da gestão financeira e de suas implicações.


De fato, isso acontece com mais frequência quando se trata da abertura de negócios na área de saúde, principalmente, clínicas odontológicas e médicas.


Como montar um projeto para abrir uma clínica odontológica?


Para começar, é fundamental pensar de forma estratégica diversos pontos de uma clínica odontológica. Além disso, é necessário ter informações reais e confiáveis, com dados de mercado para avaliar os riscos e identificar a viabilidade do empreendimento.

Desse modo, é interessante acompanhar o seguinte passo a passo para montar um projeto para abrir a sua clínica odontológica:


1 - Desenvolva uma análise de mercado, buscando conhecer as suas características, o posicionamento da concorrência, as expectativas dos clientes e os potenciais fornecedores;


2 - Faça uma análise detalhada da concorrência, identificando os pontos fortes e fracos na localidade em que irá atuar, além de identificar demandas não atendidas na região;


3 - Elabore um plano operacional, para estruturar o funcionamento da clínica odontológica no dia a dia e mensurar os recursos que serão necessários para iniciar as atividades;


4 - Desenvolva um plano de marketing para pensar a divulgação do negócio, identificando os canais, ferramentas e ações a serem executadas;


5 - Monte um plano financeiro englobando todos os investimentos necessários tanto com fornecedores quanto com despesas e custos de operação;


6 - Elabore um sumário executivo do seu planejamento para abertura de empresa. Apesar de ser o primeiro item de um plano de negócios, deve ser feito por último para obter todas as informações. De fato, neste sumário deve constar os seguintes pontos:

  • Resumo da proposta;

  • Objetivos da empresa;

  • Localização;

  • Investimento inicial;

  • Formato jurídico e tributário;

  • Missão, visão e valores;

  • Diferencial de mercado;

  • Descrição dos produtos e/ou serviços;

  • Descrição do perfil do cliente ideal.


Dicas para desenvolver um projeto para abertura de uma clínica odontológica de sucesso


Saiba que o sucesso de uma clínica odontológica depende de vários fatores tanto ligados aos serviços prestados quanto à gestão estratégica implementada. Por isso, veja as dicas para desenvolver o seu projeto para uma clínica odontológica de sucesso:


1 - Definir qual é o objetivo principal da sua clínica odontológica em termos dos serviços a serem prestados;


2 - Desenvolver o planejamento para abertura de empresa em etapas, de modo a facilitar a avaliação de todos os pontos importantes;


3 - Adotar uma visão estratégica e de longo prazo para o negócio, pois facilita para pensar a atividade de forma global e estabelecer perspectivas de crescimento;


4 - Avalie com cuidado a necessidade de recursos financeiros, de profissionais a serem contratados para a atividade principal da clínica e para os serviços administrativos;


5 - Estabeleça metas para desenvolver o seu planejamento para abertura de empresa. Não esqueça que para alcançar o objetivo é preciso ter assertividade nas ações a serem implementadas.


Portanto, com todas as informações apresentadas ficou fácil montar um projeto para abertura da sua clínica odontológica com assertividade. Mas, se ainda tiver dúvidas, saiba que temos profissionais especializados e com experiência no assunto.

Conte com a assessoria especializada da Holder, entre em contato conosco!


bottom of page