Sem papel, sustentável e consultiva 2  (1).gif

Prefixo obrigatório para telemarketing passou a valer na quinta-feira (10/03)

Empresas de telemarketing agora terão um código de identificação obrigatório no começo de seus números.


Pixabay

Começa a valer nesta quinta-feira (10) uma medida que facilita a identificação de empresas de telemarketing. Agora, obrigatoriamente, elas devem possuir o código prefixo “0303” antes de seus números de telefone


O objetivo da alteração é facilitar que este tipo de contato telefônico seja identificado por parte dos clientes, que também podem solicitar o bloqueio preventivo das chamadas às suas operadoras, evitando ligações indesejadas.


O código deve ser informado nos números de qualquer empresa de telemarketing que trabalhe com oferta de produtos ou serviços.


A partir de hoje (10), a prática passa a ser obrigatória para prestadores de telefonia móvel e, em 90 dias, a regra deverá ser aplicada também pelas operadoras de telefonia fixa.


A mudança foi proposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro do ano passado, visando melhoria para os consumidores e a autorregulação do setor.


Um exemplo de como a situação pode ser incômoda e até abusiva por esse tipo de empresa é que a plataforma Não me Perturbe, na qual o cliente poderá inserir seu número para bloquear ligações de telemarketing, fechou 2021 com 9,55 milhões de números cadastrados.


Fonte: Portal Contábeis

Sem papel, sustentável e consultiva.gif