top of page

Proatividade: veja estratégias para fomentar a produtividade na equipe

Proatividade permite que profissionais sejam mais críticos e criativos diante dos desafios.



Dentro do contexto empresarial, onde as habilidades interpessoais têm um papel de destaque, a capacidade de ser proativo se torna uma competência de grande valor. Essa qualidade permite que os profissionais respondam de maneira crítica e criativa aos desafios que surgem.


Segundo o executivo de Recursos Humanos na Gi Group Holding, Felipe Iotti, a proatividade é a habilidade de antecipar problemas, organizar tarefas e gerenciar crises de maneira apropriada.


“Indivíduos proativos compreendem a dinâmica do ambiente de trabalho e se dedicam completamente às suas responsabilidades, ganhando respeito de colegas e supervisores”, explica.


De acordo com Iotti, o autodesenvolvimento e a capacidade de prever mudanças no mercado são fundamentais. Ele também compartilha cinco estratégias que as empresas podem adotar para encorajar essa qualidade em suas equipes. Confira quais são.


Fomentar a proatividade em todos os níveis

A proatividade não se limita aos cargos superiores. Líderes devem inspirar essa mentalidade em todas as camadas hierárquicas, criando confiança e coesão entre os membros da equipe.


Cultivar um ambiente inspirador

Os colaboradores são mais propensos a agir de maneira proativa quando percebem significado em suas tarefas. Uma comunicação transparente sobre como cada função contribui para o progresso da organização é crucial.


"Oferecer feedback e autonomia são fatores essenciais para que o profissional se sinta seguro e enxergue propósito em suas atividades", destaca Lotti.


Investir em desenvolvimento

Embora a autodescoberta e a busca por conhecimento sejam empreendimentos individuais, as empresas podem facilitar esse processo. Realizar palestras e treinamentos, abordando temas específicos ou gerais, fortalece a base de conhecimento da equipe.


Adotar abordagens inovadoras

Ferramentas, sejam tecnológicas ou métodos de trabalho em grupo, podem estimular a criatividade e a motivação dos funcionários. Iotti sugere a promoção de atividades tanto individuais quanto coletivas, o que pode fortalecer a coesão da equipe e revelar talentos latentes.


Oferecer recompensas estratégicas

Além de incentivos financeiros, outros estímulos, como dias extras de folga ou prêmios, podem impulsionar uma atitude proativa.


Para Iotti, os resultados da proatividade são evidentes. "Ela não só traz benefícios para a vida profissional, mas também para a pessoal. Do ponto de vista empresarial, leva a operações mais fluidas, melhor gestão do tempo e utilização mais eficaz da equipe. Investir em proatividade é, sem dúvida, vantajoso para todos", conclui.


Comments


bottom of page