top of page

Receita Federal alerta de golpe por e-mail; entenda

Criminosos enviam mensagens aos usuários sobre divergências no IRPF seguidas de multa.


Foto: Mikhail Nilov/Pexels

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou que um novo golpe está sendo aplicado usando o nome do Fisco. O alerta é sobre falsas mensagens que estão circulando por e-mail sobre pendências do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) .


Ao aplicar o golpe, os criminosos enviam mensagens sobre divergências no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), seguidas de multa.


A orientação do Fisco para esse tipo de situação é não abrir ou responder as mensagens.


Por meio de mensagens falsas, as quadrilhas especialistas em crimes cibernéticos podem obter, de forma ilegal, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes.


Além disso, a Receita Federal informa que esses mesmos criminosos criam armadilhas para que os usuários instalem programas nos seus computadores facilitando, dessa forma, a captação e o envio de informações pessoais dos contribuintes.


Diante disso, caso seja vítima do golpe do e-mail, recebendo alguma comunicação com endereço de origem da Receita, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte, e-CAC, com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou Imposto de Renda.


Orientações


A seguir, veja todos os conselhos para não ser vítima do golpe do e-mail da Receita Federal:


  • Não abrir arquivos anexados, pois, normalmente, são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

  • Não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”;

  • Excluir imediatamente a mensagem.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, acesse a página oficial da Receita Federal ou uma unidade de atendimento mais próxima.


Fonte: Portal Contábeis com informações da Receita Federal

bottom of page