top of page

RH: confira as 10 principais tendências e atraia novos talentos

A pandemia deixou alguns legados e agora os trabalhadores estão buscando ambientes diferenciados para trabalhar e o RH deve estar por dentro dessa tendência.


Uma das principais tendências vividas desde a pandemia pelo mundo corporativo é a humanização do trabalho. Os colaboradores têm buscado horários mais flexíveis, empregos que ofereçam benefícios para a saúde física e mental e mais.

Para as empresas que querem se destacar na gestão de pessoas, atraindo e mantendo seus talentos, não há alternativas: é necessário ficar atento às tendências de RH para 2023 para não ficar atrás dos concorrentes.

O CEO da Eva Benefícios, Marcelo Lopes, explica que após o período de isolamento é válido se perguntar: quais dos aspectos adotados na pandemia em relação ao trabalho serão mantidos? Quais serão adaptados? Como as empresas podem lidar com as mudanças que ocorreram e estão ocorrendo no cenário trabalhista?

Segundo ele, as tendências do setor de recursos humanos são as práticas em alta e que são aplicadas para aumentar a satisfação dos colaboradores, como agilizar os processos do setor; modernizar a gestão de pessoas com soluções tecnológicas, ou até para melhorar outros indicadores de RH.

Tais tendências são estabelecidas com base nos dados disponíveis, além de derivarem da observação dos cenários políticos, empresariais e econômicos do Brasil e de outros locais. Vale ressaltar que, dos primórdios do setor até a atualidade, a história do RH no Brasil baseou-se nas práticas assertivas utilizadas em empresas de outros locais do mundo.

“Acompanhar os movimentos do setor, assim como estar ciente das novidades do mercado de trabalho, é fundamental para o profissional de recursos humanos. Com este esforço, é possível se adiantar em relação às mudanças obrigatórias e facultativas que o ambiente corporativo e a legislação demandam”, afirma Lopes.


Confira abaixo as 10 principais tendências de RH para 2023:

- Regime de trabalho, horários e benefícios flexíveis: flexibilidade é a palavra do ano em 2023;

- Inteligência artificial e metaverso no RH;

- Desenvolvimento de colaboradores;

- Diversidade como diferencial competitivo;

- Premiações geram resultados;

- Diminuir a rotatividade;

- RH bom é RH rápido: menos burocracia e mais estratégia;

- RH orientado por dados;

- Mais benefícios para reter talentos;

- Transparência salarial nas descrições de vaga;

Sua organização está preparada para as tendências de RH 2023? A tendência é que o RH se aproxime cada vez mais dos colaboradores, proporcionando uma experiência de atendimento personalizada, que supra as necessidades individuais de cada um.

Fonte: Portal Contábeis com informações Hochmüller Multimídia

Commenti


bottom of page