Sem papel, sustentável e consultiva 2  (1).gif

Saiba como elaborar um treinamento de desenvolvimento de líderes dentro da sua empresa

Confira a importância do treinamento de líderes dentro de uma organização e os reflexos disso na prática.


Pexels

Elaborar um treinamento eficiente para o desenvolvimento de líderes pode ser um desafio para muitas empresas. No entanto, é uma prática altamente necessária e está diretamente relacionada aos níveis de produtividade e competitividade.


Uma liderança eficaz causa impacto direto na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, isso faz com que as equipes produzam mais, promovendo a sustentabilidade da empresa no mercado.


Cada membro da equipe é responsável pelos resultados alcançados. Portanto, é papel da empresa manter os colaboradores operando em nível máximo de inovação, criatividade e desempenho. E o papel do líder é fundamental para que isso aconteça.


De acordo com a empresa de consultoria Robert Half, investir no desenvolvimento de líderes e na capacitação desses indivíduos é uma das maneiras mais eficientes de manter um negócio em crescimento. “A figura de um líder é essencial para a construção de uma equipe que se preocupa em alcançar metas e entregar produtos e serviços de qualidade”, afirma a consultoria.


Treinamento de líderes


Para a Robert Half, um bom treinamento de liderança deve respeitar os ideais e as expectativas da empresa. Existem algumas questões que cabem a todo e qualquer negócio.


No entanto, um programa de educação corporativa eficiente começa respeitando tanto as políticas da empresa, como as suas expectativas. Afinal, um dos seus preceitos é justamente treinar os colaboradores de acordo com as regras, orientações e no formato de cada organização.


Nesse contexto, o programa deve considerar:


  • Aspectos técnicos e operacionais;

  • Sistemas e ferramentas tecnológicas;

  • Conhecimento sobre produtos e serviços;

  • Questões comportamentais;

  • Necessidades do mercado;

  • Momento atual do negócio e expectativas para o futuro.

  • De acordo com a empresa de consultoria, o incentivo adequado é capaz de mudar a realidade de uma empresa. Por isso, é necessário que o treinamento seja elaborado com foco nas soluções de problemas, desenvolvimento de funções e alcance de metas.

Tudo isso só pode ser atingido com eficiência se considerar todo o contexto em que o negócio está envolvido.


“​Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, um treinamento de desenvolvimento de líderes deve considerar as características de uma boa liderança. A partir delas, é preciso que o trabalho seja realizado de forma adequada em cada líder, corrigindo as falhas e potencializando o que já está de acordo com o perfil de liderança ideal.”


Para a Robert Half, um bom líder:


  • Sabe ouvir seus liderados e é capaz de se comunicar com eles de maneira nítida e objetiva;

  • Tem consciência de que é um exemplo para a equipe e se porta como tal;

  • Não tem medo de inovar;

  • Age como um professor, educando os colaboradores;

  • Sabe dar autonomia aos liderados;

  • Ajuda e motiva a equipe em momentos difíceis;

  • É um bom mediador de conflitos;

  • Tem capacidade de desafiar, redirecionar tarefas, reconhecer e recompensar o sucesso dos indivíduos.

Tudo isso pode ser identificado observando o comportamento dessas pessoas no dia a dia. A contratação de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos também é uma maneira muito eficiente de identificar os profissionais mais adequados para assumir posição de liderança.


“Ao buscar por um treinamento de líderes, é comum se deparar com diversos programas que, mesmo sendo personalizados para a realidade de cada empresa, trazem conteúdos e metodologias já ultrapassadas. Isso considerando tanto as informações que serão passadas aos líderes quanto a forma de aplicação do programa”, explica a consultoria.


Por isso, é muito importante que a empresa se mantenha informada quanto aos temas, técnicas e ferramentas que são tendência no mercado.


Quanto mais inovador for o programa - utilizando conceitos contemporâneos como a gamificação - maiores serão as chances de atingir os resultados esperados.


Adotar ações contínuas de desenvolvimento de líderes


Engana-se quem pensa que o cliente é a figura mais importante para uma empresa. Esse posto, na verdade, é dos colaboradores. Afinal, sem um time esteja engajado e produtivo, é impossível oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus consumidores.


Dentro desse cenário, a clientela deve ser vista como o patrimônio que garante a lucratividade enquanto a equipe, cumprindo suas funções de maneira adequada, conquista o apreço e a fidelidade da clientela. Nesse processo a figura do líder é fundamental. É esse profissional que vai servir como exemplo e inspiração para que as pessoas entreguem os resultados esperados, no prazo desejado e de acordo com os parâmetros de qualidade estabelecidos pela empresa.


Sendo assim, o desenvolvimento de líderes deve ser uma ação contínua dentro do negócio. Manter o responsável pela liderança em sintonia com os seus liderados por meio de técnicas atualizadas e conceitos inovadores não só propicia a construção de um time atualizado e de alto desempenho, mas também possibilita a integração e a criação de um ambiente de trabalho mais agradável.


Mensurar os resultados


Assim como o treinamento e desenvolvimento de líderes deve ser uma ação continuada para que os objetivos sejam atingidos com excelência, mensurar os resultados de cada programa é essencial para que o investimento realmente qualifique os resultados.


Somente quando a empresa avaliar o treinamento realizado poderá entender quais são as correção e reforços que verdadeiramente potencializarão a qualidade do seu atendimento, entrega de produtos, fabricação das mercadorias e fornecimento de serviços é que ela.


Buscar a capacitação contínua, portanto, não se resume em montar um cronograma de treinamentos: é necessário que o programa e seus resultados conversem entre si. No caso das lideranças, é fundamental que esses profissionais apresentem aos gestores o feedback sobre a aplicação do aprendizado prático. Só assim será possível atender as demandas necessárias, no tempo adequado, para alcançar excelência nos resultados.


Ao adotar um treinamento de desenvolvimento de líderes, lembre-se sempre que o bem mais precioso de uma empresa é o ativo humano e que, apostando nas ferramentas certas, os líderes e liderados alcançaram o máximo em desempenho, atingindo o principal objetivo do negócio que é manter a competitividade.


Com informações Robert Half

Sem papel, sustentável e consultiva.gif